Material de Estudo

 

Baixe a versão para impressão

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Espera-se que, ao terminar o ensino médio, o aluno seja capaz de ler e compreender textos de diferentes gêneros literários. a prova de língua portuguesa deverá, assim, incluir todo tipo de texto, privilegiando textos de circulação nas instituições de educação básica:

  1. Ficcionais: conto, crônica, romance e texto poético de diferentes estilos de época;

  2. Não-Ficcionais: notícia, editorial, artigo de opinião e crônica divulgados em jornais e revistas de circulação local, regional e nacional.

Gramática

  1. Fonologia: vogais, consoantes, ditongo, hiato, encontros consonantais e dígrafo.

  2. Morfologia: estrutura das palavras (raiz, radical, vogal temática, tema, prefixos, sufixos e desinências) e formação de palavras (composição e derivação). classificação das palavras segundo a ngb.

  3. Sintaxe: termos da oração (essenciais, integrantes e acessórios). Classificação dos períodos e das orações. Concordância, regência e colocação.

Literatura

  1. Era colonial: classicismo, barroco, arcadismo, com ênfase nas características, autores e obras representativas o estilo de época.

  2. Era nacional: romantismo, realismo, naturalismo,parnasianismo, simbolismo, modernismo e contemporaneidade, com ênfase nas características, autores e obras representativas do estilo de época.

MATEMÁTICA

  1. Conjunto: relação de pertinência e inclusão; operações com conjuntos; conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e irracionais, reais, operações e propriedades.

  2. Funções: identificação das relações funcionais; determinação de domínio e conjunto de valores; identificar funções injetivas, sobrejetivas, pares, impares, crescentes e decrescentes; determinar a composta de duas funções; cálculo da inversa de uma função bijetiva; identificar funções lineares e determinado coeficiente angular e parâmetro linear; identificação de equação geral de uma reta; determinar a intersecção de duas retas, caracterizando as condições de coincidência: paralelismo e perpendicularismo; determinar a solução de equações e de duas equações a duas incógnitas; função do 2º grau; estudo da parábola; construção de gráficos de trinômios do 2º grau com determinação dos pontos onde corta os eixos; vértices, máximo e mínimo de gráficos; identificação das funções exponenciais e logarítmicas; caracterização dos gráficos de cálculos, utilizando as propriedades básicas dessas funções.

  3. Álgebra Elementar: efetuar operações com frações algébricas; utilização dos produtos notáveis; utilização dos expoentes e fracionários; operações com radicais e racionalização dos denominadores.

  4. Matemática Comercial: razão, proporção, números diretamente proporcionais, regra de sociedade, regra de três; porcentagem; descontos, juros simples; resolução de problemas aplicados ao 1º grau; resolução de inequações lineares e construção do seu gráfico, resolução de equações do 2º grau e utilização das relações entre zeros e os coeficientes; resolução de problemas do 2º grau; resolução de equações do 2º grau; utilizando-se do gráfico das inequações; sistemas de equação do 2º grau.

  5. Álgebra: seqüências e séries; progressão aritmética e progressão geométrica; logaritmos; equações exponenciais; equações logarítmicas; matrizes; determinantes; análise combinatória; binômio de Newton.

  6. Trigonometria: propriedades das funções trigonométricas e suas inversas; identificando gráficos e comportamento periódico; cálculo de valores de ângulos importantes;identidades trigonométricas e redução de ângulo ao primeiro quadrante; adição das funções e transformação de somas em produto; resolução de equações e inequações trigonométricas: aplicação das leis do seno e do cosseno.

  7. Estudos dos Polinômios: efetuar operações com polinômios; calcular o quociente e o resto da divisão de polinômio por binômio; utilizar as relações entre coeficientes e as raízes de um polinômio; determinar raízes racionais de polinômios; fatorar polinômios; decompor funções racionais em frações parciais.

  8. Geometria: representar pontos em um sistema de eixos retangulares no plano; calcular a distância entre dois pontos; determinar equações de retas (gráficos da equação, equação segmentária, posição relativa de duas retas e de três retas, coeficiente angular e coeficiente linear; equação da reta dados um ponto e a direção; paralelismo e perpendicularismo); circunferências; aplicar as propriedades de semelhanças de triângulos; aplicar as propriedades dos triângulos e dos paralelogramos; empregar as propriedades de arcos, cordas e tangentes a uma circunferência; calcular medidas de ângulos na circunferência; calcular áreas das principais figuras planas; calcular áreas e volumes de prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas; calcular o menor ângulo entre duas retas; identificar as equações da elipse, da parábola e da hipérbole.

 

REDAÇÃO

Prova de REDAÇÃO, será uma composição, em prosa, de no mínimo 15 (quinze) linhas e no máximo 30 (trinta) linhas, realizada em torno de tema a ser indicado pela Comissão Executiva do Processo Seletivo -CEPS e avaliada com relação aos aspectos de conteúdo, ortografia, prosódia, pontuação e estruturação correta das frases.

?>